Lisboa, 27 de fevereiro de 2024 ⎯ A Oramix, empresa portuguesa de tecnologia, registou um crescimento de 15% no negócio de serviços, em 2023, fortemente alavancado pela área de Managed Services. Este resultado reflete não apenas a qualidade dos serviços oferecidos pela Oramix, mas também a capacidade de responder à procura do mercado e às necessidades dos clientes.
Durante o ano, a Oramix consolidou diversos projetos das áreas de Managed Services e Cibersegurança, ampliando a presença tanto no mercado nacional quanto internacional. Além disso, registou um crescimento substancial em projetos nos setores de Indústria, Saúde, Banca e Seguros, solidificando sua posição e relevância em várias áreas-chave.
Luís Meira, CEO da Oramix, explica que “2023 foi um ano desafiante devido a fatores como a inflação e tensões geopolíticos – as guerras da Ucrânia e do Hamas e Israel – que pesaram nas economias locais. Ainda assim, um volume de negócios de 13 milhões de euros com um crescimento de 15% em serviços, são resultados positivos tendo em conta o contexto nacional e mundial. A Oramix tem hoje um modelo de negócio sólido, uma equipa formada por profissionais altamente capacitados e com uma vasta experiência”.
Em 2023, a Oramix aumentou a equipa com a contratação de 20 novos colaboradores, reforçando áreas-chave como Recursos Humanos, Financeira, Marketing e Técnica. “Esta expansão da equipa reflete o compromisso contínuo da Oramix em fortalecer as suas capacidades para responder às necessidades dos clientes”, indica Luís Meira. Atualmente, a empresa é composta por 130 colaboradores e tem sede no Lagoas Park, em Oeiras. Além disso, a tecnológica tem ainda escritórios em Lisboa, no Parque das Nações, e na cidade do Porto.
Para 2024, a Oramix pretende expandir a equipa comercial para acompanhar o crescimento previsto, não só em Lisboa, mas também no Porto.
Cibersegurança, gestão de dados e cloud são a aposta para 2024
A Oramix pretende desempenhar um papel crucial no processo de transformação dos negócios, auxiliando as empresas na otimização da alocação de recursos, infraestrutura e serviços. Este ano, a tecnológica quer apostar mais nas áreas de cibersegurança, gestão de dados e apoio à jornada para a cloud, enquanto expande as suas operações para o mercado internacional.
Embora o foco seja Portugal, a Oramix está à procura de oportunidades de crescimento no mercado internacional. Esta expansão pode proporcionar à Oramix acesso a novos mercados, clientes e oportunidades de negócios, contribuindo para alcançar o objetivo de crescimento de 11%.
Para atingir os objetivos para este ano, a Oramix vai procurar profissionais capacitados que consigam lidar com os desafios emergentes. Luís Meira sublinha que “estamos focados em áreas estratégicas que exigem talentos técnicos especializados. Com a evolução rápida da tecnologia, procuramos profissionais que sejam capazes de dar resposta ao crescente uso de Inteligência Artificial (IA) nas organizações e aos desafios que daí decorrem, nomeadamente na área da segurança e da preparação para a adoção destas ferramentas”.
Além disso, o CEO da Oramix assegura que a empresa está preparada para responder aos desafios resultantes da transposição da Diretiva NIS2 para a lei portuguesa e à escassez de recursos qualificados de cibersegurança.
No setor de Cloud, a Oramix está a posicionar-se como um parceiro estratégico para empresas que procuram realizar a transição para essa tecnologia. A tecnológica portuguesa está pronta para oferecer orientação e apoio especializados em todas as etapas desta jornada, ajudando os clientes a maximizar os benefícios da computação em nuvem enquanto mitigam os riscos associados à migração. Ao oferecer soluções personalizadas e consultoria estratégica, a Oramix pretende fortalecer a sua posição como um parceiro de confiança para a transformação digital.
Aposta em serviços de cibersegurança
A Oramix tem vindo a apostar nos serviços de cibersegurança através de parcerias estratégicas com empresas especializadas. No ano passado, estabeleceu parcerias com as empresas Cynerio e Pentera, de forma a alargar o portfólio de soluções de cibersegurança em diversos setores, incluindo o da saúde.
No caso da parceria com a Cynerio, esta representou um passo significativo para a Oramix, uma vez que permitiu aumentar o portfólio de ofertas de cibersegurança, especialmente no setor da saúde. A Cynerio é reconhecida pelas soluções avançadas de cibersegurança projetadas especificamente para ambientes de saúde, ajudando as organizações a proteger dispositivos médicos conectados e garantir a integridade e confidencialidade dos dados dos pacientes. Ao colaborar com a Cynerio, a Oramix pode oferecer aos clientes do setor da saúde, acesso a soluções de cibersegurança de última geração, adaptadas às suas necessidades específicas e exigências regulatórias.
Além da sua contribuição direta para a defesa do ciberespaço, a Oramix integra a Rede Nacional CSIRT, o que reforça o seu compromisso com a segurança informática em Portugal. Ao partilhar conhecimentos e recursos com outras organizações e participar em iniciativas públicas, a Oramix ajuda a aumentar a consciencialização sobre os desafios e as melhores práticas em cibersegurança, incentivando outras empresas e cidadãos a adotarem medidas proativas para se protegerem contra as ameaças digitais.